sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Especial Foto e Vídeo Casamento: Parte Final - Como escolher Foto e Vídeo para o seu casamento

O primeiro passo para escolha da empresa de foto e vídeo é pesquisar: veja em blogs, peça indicações a amigos ou assessora. Quanto mais referências o profissional tiver, melhor! Envie e-mails ou ligue solicitando orçamentos, é necessário informar data, local (cerimônia e festa) e quantidade de convidados.

A primeira pergunta é se há disponibilidade da data. Se não tiver, a não ser que você tenha a flexibilidade de mudar de data, deve ser descartado! Com esse primeiro orçamento em mãos, você já vai saber se está dentro das suas possibilidades. Corte aqueles que não tem a data e os que não cabem no seu orçamento.

Quando se trata de escolher um profissional que presta um serviço, alguns cuidados devem ser tomados na escolha: o profissional é de uma empresa séria, possui um backup se tiver algum problema no dia? Afinal do que adianta contratar "O" fotógrafo se o mesmo não tiver quem o substitua em caso de imprevisto né!


O que mais avaliar para escolha do fotógrafo?

1. Estilo – prefere estilo formal (posado) ou mais espontâneo? Se identificou com fotos que viu de outros casamentos do fotógrafo?

2. Equipamento. Qual equipamento o fotógrafo possui? Quantas lentes diferentes? Possui equipamento reserva? Que tipo de luz que utiliza? Mostre estilo de fotos que desejaria fazer e pergunte se o equipamento do fotógrafo é capaz de fazer.

3. Tipo de álbum e o acabamento – verificou todos modelos que tem disponível? Se tiver uma ideia diferente, ele pode fazer? O preço do álbum está no valor acertado? Qual o prazo de entrega?

4. Quantidade de fotos entregues em alta resolução e sem marca d'água! De que adianta fotos lindas com uma enorme marca d'água do fotógrafo nas fotos? Qual o valor por foto extra entregue? Quantos cópias (cds) serão entregues? Fotos disponíveis em site e em quantos dias? Tem prévia de fotos?

5. Esquema de montagem do álbum. Quem escolhe as fotos - vocês ou ele? Permite visualizar e/ou alterar a diagramação do álbum? Possui limite de quantidade de fotos no álbum ou por página? Envia preview do álbum antes de optar pela impressão? Qual o preço de página extra? - De que adianta fechar um álbum de 15 páginas mais barato e depois pagar uma fortuna por página depois.

6. Tempo de evento. Quantas horas de cobertura de evento estão inclusas no preço? Qual o valor por hora extra?

7. O que está incluso no pacote – quantidade de profissionais, making of, ensaios, álbum, fotógrafo extra, trash the dress, álbum miniatura, photobooth, etc.

8. Empatia – literalmente, como qualquer outro serviço a ser contratado, tem que “ir com a cara da pessoa”, afinal a pessoa será sua sombra no seu grande dia! Tem que se sentir confortável né!

E o que perguntar ao profissional que vai fazer a filmagem:

1. Equipamento. Qual o equipamento utilizado? Possui equipamento reserva? Qual a luz utilizada?

2. Entrega do vídeo. Quantas cópias? DVD ou Blu-Ray? Quantos minutos serão editados? Quantos vídeos serão entregues? Haverá vídeo da cerimônia completa? Quanto custa incluir mais minutos ou mais vídeos?

3. O que está incluso no pacote: quantidade de profissionais? Inclui making of do noivo e da noiva? Depoimentos? Clipes como momentos engraçados da festa?

4. Tempo de evento. Quantas horas de cobertura de evento estão inclusas no preço? Qual o valor por hora extra?

5. Como funciona a edição. Entrega trailler ou same day edit? Disponível em algum site? Quantos ajustes pode fazer? Qual o prazo de envio dos ajustes? Qual o prazo de entrega?

Ah, e tomem cuidado com empresas com preço muito barato, afinal fotógrafos com experiência tendem a cobrar um valor maior né. Além disso, o custo do material do álbum é mais caro. Se for muito barato o preço do álbum, a qualidade do papel pode ser inferior.

Estamos cansadas de ver por aí o pessoal falando que foto e vídeo é super importante, afinal são as únicas coisas que ficam para sempre do grande dia!!! Tem que que escolher com muito cuidado pra não se arrepender depois né!!

E FINALMENTE TEMOS NOSSO ESCOLHIDO PARA FOTO E VÍDEO!!! Mas isso fica para um próximo post... continua!!! {Também queria dizer isso kkkkkk}

Veja mais:
Parte 1 - Foto e Vídeo SP: Empresas que fazem fotografia e vídeo
Parte 2 - Foto e Vídeo Premium SP: Sim, aqueles que sonhamos em ter no casamento!
Parte 3 - Foto e Vídeo no Rio de Janeiro (acabamos pesquisando uns enquanto pensávamos se íamos fazer o casamento no Rio ou SP)
Parte 4 - Por que os preços podem variar tanto em pacotes de foto e vídeo para casamento?

10 comentários:

  1. Super guia, Pri! Adorei... vou anotar aqui as dicas pra lembrar de ver isso tudo depois.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pri,
    Que dicas bacanas!!! Vc como sempre trazendo muito informação pra gente!
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir
  3. Adorei todas as dicas que deu Pri.
    O meu fotógrafo foi uma das primeiras contratações que fiz. É um fornecedor muito importante mesmo.

    Bjoo
    Blog: Seremos Um

    ResponderExcluir
  4. Pri ótimas dicas, concordo, acrescentaria como casada o tempo de entrega dos serviços prestados ou o pós evento, a consutla a casadas que contrataram esse profissional pro seu casamento e saber como foi o depois, pq no geral a maioria não cumpre o prazo do contrato e isso é triste, estou mega chateada com a minha, super entendo que fotografia é um trabalho artistico e demora, mas se não é capaz de cumprir o prazo estipulado que aumente o prazo de contrato, penso dessa forma.


    bjs


    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pri ótimas dicas, só acrescentaria um item, ver o pós evento desse profissional, se possivel contactar alguma ex-noiva (atual casada) fotografada por esse profissional pra ver se ele cumpriu o prazo estipulado em contrato para entrega. Eu entendo que fotografia é um trabalho artístico mas se o fotografo não consegue cumprir o prazo estipulado que aumente o prazo, tenho passado por isso e fiz uma breve pesquise onde vi que a maioria faz o mesmo, muito triste!


    bjs


    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa essas dicas são mega importantes!

    Ahhhhh curiosa pra saber com que você fechou! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas. No meu caso, pesquisei bastante e busquei indicações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas. No meu caso, pesquisei bastante e busquei indicações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. MALVADA hahaha deixando a gente curiosa

    bjos

    http://cerejacomavelaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, passei apenas pra dizer que já estou te seguindo e voltarei aqui futuramente pra fazer comentários sobre os posts.
    Seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
    http://toobege.blogspot.com.br/
    Beijinhos

    Quem seguir no insta, sigo de volta http://instagram.com/theworldofmari

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover